Você com certeza já deve ter planejado seu ano, certo? Se a resposta for não, você já está ficando para traz. Então não perca mais tempo e comece a planejar o seu ano baixando nosso calendário de planejamento 2020.
Mas para traçar um plano de marketing digital eficaz para sua empresa, é preciso muito mais do que conhecer as sazonalidades do seu negócio, para garantir o crescimento do seu negócio planejar seu marketing de conteúdo é essencial.
O marketing de conteúdo consiste em oferecer conteúdo relevante de forma a construir a reputação da sua empresa, tornando-a autoridade no segmento em que atua. Por isso, se você busca reconhecimento no meio digital produzir conteúdo é indispensável.
No entanto, não basta apenas produzir conteúdo, existe uma enorme diferença entre conteúdo bom e conteúdo ruim. Por isso, de nada adianta produzir conteúdo – lembrando que não se trata apenas de textual, mas todo o material, desde blog posts, infográficos, vídeos, social post, e-books, e-mail marketing – se você não oferece qualidade, você está perdendo tempo, dinheiro e o pior, está contribuindo com a construção de uma imagem péssima para a reputação sua marca.
Quantas vezes você clicou em algum artigo que parecia ser interessante e foi decepcionado pelo conteúdo? É disso que estamos falando! Conteúdo ruim afeta seus resultados, torna a experiência do visitante ruim, o que faz com que ele não crie um vínculo com sua empresa e não se torne cliente (muito pelo contrário)! E isso pode ter inúmeros motivos:
- Falta de planejamento
- Conteúdo pouco relevante
- Difícil leitura
- Tamanho inadequado
- Falta de contexto com o seu mercado
Viu só como um conteúdo ruim afeta os seus resultados? Mas criar conteúdo de qualidade não é uma tarefa fácil, exige tempo, dedicação e, sobretudo PLANEJAMENTO. Siga essas 5 dicas para planejar seu marketing de conteúdo agora:
1. Conheça sua audiência
Para atingir seus objetivos, sua estratégia de Marketing de Conteúdo deve ser direcionada- isso implica que você conheça sua persona. Você deve estar se perguntando se persona é o mesmo que público alvo e a resposta é: não!
A persona é o seu cliente ideal, que considera informações demográficas, como média de idade, classe social, nível de formação, bem como características comportamentais, como interesses, preferências e, sobretudo, a dor dessa persona.
A partir dessas informações é elaborado um perfil que contempla informações mais relevantes para o direcionamento do seu marketing de conteúdo, possibilitando que você conheça um público que tenha potencial de compra dos seus produtos, o que torna sua estratégia mais eficaz.
A sua persona é quem vai definir o seu tipo de conteúdo, a frequência das postagens, o tom de voz, os assuntos, os meios onde podem ser encontrados.
2. Defina seu conteúdo
Agora que você já conhece sua persona e entende sua dor é hora de definir seu conteúdo:
- Quais necessidades sua persona tem podem ser solucionadas por você?
- Quais os assuntos buscados por ela?
- E, principalmente, em qual etapa da jornada de compra se encontra essa persona?
Esses elementos são determinantes na hora de definir o que produzir. Após considera-los busque desenvolver materiais interessantes, isso ajuda a criar um relacionamento entre o lead e a sua marca, fazendo com que ele busque pelo seu conteúdo com frequência e aumentando as chances de fechar negócio com sua empresa futuramente.
Fornecer conteúdo segundo as etapas da jornada da sua persona é essencial dentro do marketing digital, pois a maioria dos seus visitantes não se encontra no estágio de compra, por isso seu conteúdo deve ser pensando conforme as etapas as etapas do funil de inbound a ideia aqui é gerar valor para essa persona, guiando-a ao longo do processo de decisão e fazendo com que ela se torne um potencial cliente.
Outro ponto que deve ser considerado na hora de definir o tipo de conteúdo, são os canais onde estão a sua persona. Dessa forma você consegue adequar seus conteúdos às plataformas diversas. Por exemplo, se a sua persona consome vídeos você pode produzir materiais nesse formato. Aliás, variar o formato dos conteúdos é uma excelente estratégia.
3.Trabalhe a otimização
Você sabe qual a importância de ter um blog e/ou site otimizado?
Não basta apenas criar um blog, para fortalecer sua presença digitalmente a otimização é essencial,seja para ou para gerar uma experiência mais satisfatória para seu usuário no seu site, ou para alavancar os resultados do seu negócio mantendo-o no topo dos resultados nos motores de busca na web.
Portanto, para buscar eficiência, é importante adotartécnicas de otimização de sites:
- Facilitar a navegação dentro do site
- Responsividade para diversos dispositivos
- Praticidade na hora de pesquisar assuntos relacionados
Dentro do marketing de conteúdo, nossa principal dica quando o assunto é otimização é: nutra seu usuário com a informação que ele está procurando, de forma simples e clara. Para isso utilize algumas estratégias de SEO (Search Engine Optimization):
1. Seu texto deverá ter no mínimo 300 palavras para ser indexado corretamente no Google;
2. Faça um estudo de palavras chaves dentro do tema a ser abordado;
3. Seu título deve ser claro, objetivo e ter no máximo 70 caracteres;
Com essas técnicas você poderá otimizar seu conteúdo, melhorando a posição do site nos resultados de buscas orgânicas, gerando tráfego e autoridade para o site ou blog. Por consequência, mais leads, clientes e faturamento para o seu negócio.
1. Crie um plano de distribuição e promoção
Você já conhece sua persona e os canais que ela utiliza. Esse é um ponto importante na hora de criar um plano de distribuição e promoção do seu conteúdo. Assim você consegue definir os melhores canais para distribuir, os picos de acesso e os melhores dias.
É importante ressaltar que um dos segredos do marketing de conteúdo, sobretudo se optar por manter um blog, é a consistência.
O que isso quer dizer?
Mais do que produzir conteúdo de qualidade, a chave para o sucesso é a regularidade, ou seja, se você se dispôs a publicar blog posts uma vez por semana, você deve publicar um blog por semana, mantendo a frequência de publicação.
Isso é importante, pois ajuda a transmitir segurança e estabilidade ao seu usuário, já que ele espera seu conteúdo ser publicado semanalmente, como um compromisso com a sua persona.
É importante definir um dia específico da semana, bem como considerar o horário com mais tráfego, lembre-se de programar lembretes por e-mail que sejam enviados para seus leads, dessa forma você programa a entrega do conteúdo.
Além disso, criar um cronograma facilita a gestão da produção de conteúdo, possibilitando o acompanhamento de todos os processos e atribuindo responsabilidades, prazos e objetivos.
1. Acompanhe suas métricas
No marketing digital mensurar o desempenho das suas ações é crucial. Sem analisar as métricas não há como saber o que está dando certo, o que está dando errado, quais táticas devem ser ajustadas, quais devem ser interrompidas e quais você deve dar continuidade.
Como costumamos dizer aqui na Goo, a venda é consequência de uma estratégia bem-feita e ela só acontece, ou só é possível descobrir porque ela não está acontecendo, com a leitura correta das métricas, ok?
Para entender melhor a importância das métricas, assista o vídeo a seguir:
As empresas que compreendem como uma estratégia bem planejada de marketing de conteúdo pode garantir bons resultados, são capazes de educar seu mercado e se tornar referência no segmento. Pronto para planejar seu Marketing de Conteúdo? Fique de olho em nosso blog e em nossas redes sociais.
Goo Resultados
A Goo Resultados é especialista em marketing digital. Durante os nossos longos anos de experiência, ajudamos dezenas de empresas a alcançarem novos patamares com a ajuda da nossa consultoria, execução e expertise em estratégias digitais.
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Uma resposta
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