Valor x Preço: entenda a diferença

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Temos uma missão clara: ajudar empresas a conquistar mais clientes e a gerar mais negócios através da internet. Hoje estamos presentes em quatro estados brasileiros.

Apesar de serem sinônimas em outras áreas, essas duas palavras possuem um significado muito distinto no mundo do marketing, e entender e dominar essas diferenças é um grande passo para aumentar as suas vendas.

O preço é o que o seu produto vale em dinheiro, e ele deve ser sempre menor do que o valor aos olhos do seu público. Pode parecer estranho, mas o seu cliente não quer comprar o objeto que você vende: ele está interessado na transformação que ele pode trazer.

O que é o valor de um produto se não o preço?

O valor de um produto é a parte emocional do seu trabalho. Para que você possa estipular um bom preço para os seus serviços, é preciso vender sentimentos para os seus clientes. Até mesmo em vendas extremamentes técnicas é possível aliar o ato da compra a uma parte passional do seu público.

Vejamos como exemplo a Apple. Você pode conhecer celulares tão bons quanto os famosos iPhone’s, mas, dificilmente eles conseguirão ser vendidos na mesma faixa de preço. É simples: a Apple não vende apenas um eletrônico, ela vende status.

A conhecida maçã é muito mais do que um simples produto. Ela indica que o seu usuário é uma pessoa antenada nas novas tecnologias, moderna, descolada e bem sucedida.

Você pode até contestar os preços de tais produtos, mas é inegável que a Apple já passou da fase de possuir clientes. No lugar disso, ela possui fãs apaixonados que passam horas e horas em filas em cada lançamento da marca. Podemos concluir, assim, que a gigante norte-americana não está muito preocupada com o que o público fora da sua persona ideal pensa dos preços de seus produtos. Esse é o valor!

Se a sua marca recebe muitas reclamações sobre os preços dos produtos à venda, muito provavelmente há um problema com a percepção de valor do que você tem a oferecer ou, você pode estar, simplesmente, alcançando o público errado.

Como saber se estou alcançando o público certo?

É importante sempre se recordar que o mercado é um lugar muito plural. O que pode ter muito valor para uns, pode não representar nada para outros. Se você está enfrentando problemas de vendas devido a uma percepção negativa sobre os preços do seu produto, é importante fazer uma pesquisa detalhada e uma análise interna para entender se você realmente está alcançando o público certo.

Em toda e qualquer ação de marketing, o primeiro e crucial ponto de atenção é identificar e conhecer a fundo a sua persona ideal. É preciso entender quais são as dores do seu cliente, o que ele ouve no trabalho, o que ele gosta de fazer, quais conteúdos consome, quais são as suas aspirações e, principalmente, qual mudança positiva o seu produto pode realizar na vida dele.

E lembre-se sempre de uma das mais famosas dicas para quem busca prospectar mais clientes: aparecer para todo mundo nem sempre é bom. Não adianta gastar os seus recursos com um nicho que não vê valor nos seus produtos.

Abaixar o preço dos meus produtos é uma boa opção para resolver o meu problema?

Abaixar o preço dos seus produtos é, sim, uma alternativa. Mas não é nem de longe a mais recomendada. Você precisa lucrar e manter o seu negócio rentável para que ele possa ter a longevidade que uma boa saúde financeira fornece.

A melhor opção para que as pessoas tenham uma outra visão sobre os seus produtos é ainda mais óbvia: aumente o seu valor percebido!

Se lembra do funil de vendas? As regras universais do percurso de compra podem ser resumidas em três etapas: atrair, relacionar e vender. Para que você atraia pessoas realmente interessadas por aquilo que você oferece, é essencial voltar o seu foco para a criação de conteúdo.

Produza mais e mais conteúdos valorizando ao máximo os seus serviços, e lembre-se: não venda as características do seu produto, venda as suas qualidades. Tenha sempre em mente a ideia de que é muito mais provável realizar uma venda quando o consumidor realmente se identifica com a oferta.

Construa a sua autoridade e mostre ao seu cliente que o seu produto é simplesmente o melhor, aquele que resolverá as dores dele. Uma parte determinante para o fechamento de uma compra é a maneira com que você embala a sua oferta.

Por isso é tão importante conhecer a sua persona ideal: você precisa falar aquilo que ela quer ouvir. Aumentar o seu valor percebido é um excelente meio de tornar o seu negócio ainda mais sustentável e lucrativo, e criar essa conexão de emoção com o seu público-alvo é o primeiro passo para aumentar a efetividade do seu processo de vendas.

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