Popularmente, o conhecido funil de vendas costuma aparecer com as três tradicionais etapas essenciais para qualquer negócio de sucesso: atrair visitantes, transformá-los em contatos e, posteriormente, convertê-los em clientes. A verdade é que, para uma empresa que deseja prosperar, esse processo deve ser muito mais longo.
Dentro de cada uma dessas etapas estão embutidas inúmeras outras possibilidades de negócios, e cabe a você organizar o seu processo de vendas e mobilizar os profissionais certos para cada tipo de trabalho, caso contrário, você poderá estar perdendo a maior parte do seu potencial de lucratividade.
Quais são as outras etapas do funil de vendas?
Para definir ao certo a melhor estratégia para a sua empresa, é necessário analisar a sua área de atuação, mas isso não te impede de ter uma visão geral sobre situações mais recorrentes e populares entre diferentes tipos de segmentos.
Uma vez investido o dinheiro para atrair visitantes à sua loja virtual ou às suas redes sociais, é necessário oferecer algo que prenda a atenção do potencial consumidor para que ele mantenha o interesse nos seus produtos ou na sua figura, caso se trate de um influenciador.
Tal interesse pode ser traduzido em uma troca de informações, como por exemplo: você oferece um download de e-book; mas, para ter acesso a ele, é preciso disponibilizar um e-mail. Pronto! À partir dessa troca, você acaba de ganhar um lead, ou seja, um contato.
Nem todo tipo de lead pode se concretizar em uma venda, mas esse é um ótimo começo para estreitar uma relação comercial. Há várias categorias de leads e, por isso, é importante separar cada tipo de contato e identificar aqueles que mais se encaixam ao perfil de cliente ideal para a sua empresa. Manter o foco no investimento de energia e recursos financeiros é uma das partes mais essenciais do marketing.
Você pode levar os seus leads frios para o momento de inquietação à partir de conteúdos produzidos para tirá-lo do conforto e fazê-lo pensar que ele realmente precisa da transformação que o seu produto é capaz de prover. Saiba quando realizar as suas ofertas e procure não ser invasivo, isso causa uma terrível impressão!
Uma vez que o lead é qualificado, a próxima e determinante etapa do processo é avançar para que ele se torne um cliente. Muitas empresas costumam ficar satisfeitas ao conseguirem realizar a primeira venda, perdendo a maior parte do seu potencial de lucro.
Mais importante do que realizar uma venda é conquistar o seu cliente de modo que ele não enxergue os seus produtos como mercadorias, mas como soluções e melhorias para sentimentos e situações incômodas do seu cotidiano. Lembre-se que o seu funil de vendas deve se manter em constante atuação, não parando após a primeira venda.
Clientes satisfeitos atraem outros clientes
No mundo do marketing, é muito comum ouvir que “pessoas se identificam com pessoas”. Não por acaso, a nova onda de grandes marcas é humanizar as suas relações com possíveis consumidores, transformando logotipos frios em mascotes animados, como nos casos de Natura e Casas Bahia.
Vale muito a pena investir em cativar aquele consumidor que já comprou na sua loja e já possui uma experiência positiva com a sua marca. Faça com que ele se sinta apreciado, aumentando as possibilidades de novas compras ainda maiores sempre que possível. Um cliente fiel traz retorno constante e, se ele realmente se sentir satisfeito, indicará os seus serviços para pessoas de confiança que mais tarde se tornarão novos clientes.
Uma boa dica é orientar os seus vendedores de modo que cada um seja responsável por etapas diferentes do processo de vendas, seja na tentativa de primeira venda ou no esforço para manter compradores recorrentes.
Conquistar a confiança do seu público é uma ótima maneira de aumentar a lucratividade do seu negócio. É importante sempre prospectar novas possibilidades, mas nunca se esqueça daqueles que já veem valor nos seus serviços e contribuem para a continuação do seu projeto.
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Uma resposta
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