Apesar de todos os benefícios da estratégia, o Marketing Viral nem sempre é intencional por parte das marcas. Confuso, não é? Mas uma campanha que se torna viral é simplesmente o resultado de um planejamento de marketing excepcional.
Apesar desse paradoxo, uma campanha pode sim ser criada com o intuito de ser viral, desde que esse intuito tome o assento do passageiro. Aprenda mais sobre o Marketing Viral e descubra novos métodos de espalhar sua mensagem!
Como funciona o Marketing Viral?
De forma curta e rápida, o Marketing Viral procura obter o maior alcance possível, buscando chegar inclusive a pessoas de fora do público alvo convencional da marca. Grande parte da eficiência dessa estratégia está nas ações feitas pela marca após uma das peças se tornar viral.
Um grande exemplo disso é a campanha considerada uma das pioneiras nas áreas de Marketing Viral, a campanha de lançamento do filme A Bruxa de Blair (1999), que utilizou-se desde o espalhamento de rumores à intencional baixa qualidade do material promocional do filme, que segue estudantes filmando um documentário sobre uma lenda local em uma pequena cidade dos Estados Unidos, para tornar o conteúdo mais ambíguo quanto à sua autenticidade.
Dado o conteúdo chocante do filme, dúvidas sobre a veracidade da coisa causaram grande discussão na época, era em que a internet ainda não era muito usada para a publicidade. Ao longo da campanha, a equipe de marketing do filme capitalizou sobre a popularidade das salas de chat da época, atraindo tanta atenção para o filme que a obtenção de retornos milhonários no seu final de semana de estreia foi garantida, apesar do projeto ter custado apenas cerca de 60 mil dólares.
Isso demonstra que apesar de parecer que o público faz todo o trabalho em uma campanha de Marketing Viral, é necessário um planejamento detalhado para dar sequência aos sucessos das ações caso elas se tornem virais.
Como planejar uma campanha de Marketing Viral?
Bom, para começar, planejar conteúdos com o único intuito de serem virais não é uma estratégia eficiente nem funcional. O Marketing Viral funciona para quem sabe tirar proveito das oportunidades, mas é possível criar peças com o potencial de se tornarem virais, bem como usar seus recursos de forma inteligente para gerar conversa em torno da campanha.
Um bom exemplo que temos disso é a campanha da Vivo de 2011, que foi lançada um pouco antes do Dia dos Namorados. A peça principal, um videoclipe para a canção ‘’Eduardo e Mônica’’ da banda Legião Urbana, utilizou criatividade para adaptar a letra ao contexto da década de 2010, incorporando o uso de produtos Vivo no videoclipe de forma natural. A campanha viralizou quase imediatamente, alcançando com rapidez os Trending Topics do Twitter no Brasil.
Como o exemplo mostra, produzir conteúdo de qualidade para a sua marca no timing certo é a melhor forma de se planejar uma campanha de Marketing Viral, porém, conteúdo de qualidade deve ser a norma de todas as suas peças, bem como planejamento extenso. Dessa forma, você sempre estará preparado para as oportunidades que surgem.
Conclusão
Como vimos lá em cima, apesar de ser uma estratégia que conta bastante com a ação do público, o Marketing Viral não acontece sem planejamento. Investir nessa estratégia não só é uma ótima forma de gerar brand awareness, mas também um jeito de produzir conteúdos cada vez melhores para os seus consumidores, mesmo que eles não viralizem!
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