Mais do que os seus produtos, o que a sua empresa pode adicionar à vida dos seus clientes? Esse conceito é o que está por trás da proposta de valor, e saber expressa-la da forma correta é essencial para se destacar dos concorrentes.
A proposta de valor trata-se do que a sua empresa tem a oferecer ao público, ou seja, isso vai além das aplicações e utilidades do seu produto.
Aí vai um exemplo para tornar a proposta de valor mais fácil de entender: quem compra uma camiseta de uma grife high end não está pagando pelo tecido ou pela mão de obra, mas sim pelo valor conferido por esse produto: um símbolo de status, que muitas vezes é simplesmente o logo dessa grife.
É claro, esse conceito pode variar muito de setor para setor, e não é difícil de imaginar o motivo: cada persona e público alvo busca uma característica diferente nos serviços ou produtos que consomem, e cabe a você desenvolver a proposta de valor da sua empresa! Saiba como:
Entenda o seu público
Tudo parece levar à essa tecla na qual nós aqui da Goo sempre batemos: o seu público é a sua maior e mais rica fonte de informações. Você precisa conhecer a fundo a sua buyer persona para ter uma ideia da experiência buscada por ela, e isso é essencial para montar sua proposta de valor.
Quem é o seu comprador? De qual dispositivo ele acessa sua plataforma? Como é o dia-a-dia dele e com quem ele se relaciona? Tudo isso pode te mostrar o melhor caminho para o desenvolvimento da sua proposta de valor.
Além disso, você pode testar a reação do público à sua proposta de valor e fazer ajustes conforme necessário, um processo que pode te ajudar a aprimorar outras partes da sua empresa e otimizar ainda mais seus resultados.
A sua proposta de valor também pode ser usada no seu branding, facilitando o processo de associação da sua marca aos produtos e serviços que você oferece pelo cliente, aumentando as chances dele te procurar no futuro!
Como apresentar sua proposta de valor?
Não é tão simples como ‘’falar o que o cliente quer ouvir’’! A sua proposta de valor deve ser uma realidade dentro das capacidades do seu produto. Não se faz promessas que não podem ser cumpridas, afinal.
Além disso, você precisa dominar a comunicação com o seu cliente. Não basta desenvolver algo que desperte o interesse do cliente se a mensagem não chegará até ele ou o alcançará no formato errado.
É aí que a análise profunda da sua base vem a calhar: você já vai saber quais os canais de comunicação mais utilizado pela sua persona, e por consequência, vai saber em qual plataformas a sua proposta de valor tem mais chances de chegar aos ouvidos certos.
Conclusão
Como mencionamos, a sua proposta de valor tem muito mais chances de acertar em cheio se você souber tudo que puder sobre seu público! Para quem crescer em qualquer meio, entender realmente as vontades e necessidades dos consumidores e realmente se empenhar em satisfazê-las é essencial.
Outro conceito muito importante é o de oferecer muito mais do que um produto ao cliente: oferecer uma experiência, e uma das boas, para que ele sinta vontade de repeti-la regurlamente!
Dessa forma, sua base saberá quem procurar quando quiser qualidade e uma experiência agradável, afinal, um cliente fiel é muito mais barato do que um cliente novo, e a sua proposta de valor é uma ferramenta eficiente na fidelização do seu público.
Goo Resultados
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