E-mails transacionais são aquelas típicas respostas automáticas dadas aos clientes que costumam realizar ações comuns dentro de um e-commerce. Você já deve ter recebido algum e-mail te agradecendo por se inscrever em uma newsletter, por exemplo. Por ser um processo padrão e muito comum entre lojas virtuais, ele acaba por se tornar mecânico e pouco dinâmico ou, em outras palavras, chato.
Os seus e-mails transacionais não precisam ser desinteressantes! Muito pelo contrário: eles podem ser uma ótima oportunidade para estreitar a relação com o seu público e até mesmo despertar novas dores e desejos dentro dele, basta saber como se comunicar da maneira correta.
Muitos comerciantes optam por não darem a atenção devida aos seus e-mails transacionais, deixando que a plataforma contratada para organizar seus respectivos e-commerce’s se encarregue dos textos contidos em tais mensagens. No final, eles podem até cumprir o básico de suas funções, mas essas plataformas não tem como objetivo identificarem as melhores formas de comunicação entre você e o seu cliente. Por isso, esse deve ser um trabalho realizado internamente com muito cuidado.
Para te ajudar com esse processo tão importante, preparamos três super dicas para que você consiga produzir e-mails transacionais muito mais interessantes e, por consequência, começar a lucrar mais a partir deles. Acompanhe o artigo completo!
Faça uso de comunicação personalizada
A comunicação é uma das bases mais essenciais para quem deseja obter sucesso em um mundo tão globalizado quanto o que vivemos. Principalmente em um momento de crise sanitária que nos impede de estarmos unidos, o seu cliente valoriza muito uma aproximação humanizada e confiável.
Nunca é demais se lembrar que pessoas compram de pessoas, logo, o seu público deve sentir que ele é muito mais do que uma fonte de lucro para você. Para isso, é essencial que você entenda o que ele busca e o que realmente gera valor para ele.
Uma comunicação desconectada entre a sua loja e o seu cliente pode por tudo a perder. Assim como nas redes sociais e na sua plataforma de vendas, ele deve sentir que tudo aquilo foi feito especialmente para ele, e de fato é!
Quem deseja agradar a todos os públicos, acaba por não agradar ninguém, portanto: conheça o seu consumidor a fundo e defina estratégias de comunicação específicas para ele.
Se os seus produtos são destinados a uma faixa etária mais jovem, faz menos sentido se utilizar de uma linguagem mais formal, assim como o contrário também é verdade. Lembre-se sempre que os seus e-mails transacionais tem como objetivo manter um contato direto com o seu público em geral, uma vez que é praticamente impossível fazer essa tarefa de maneira orgânica.
Mantenha o seu cliente interessado nos próximos passos
Imagine que um de seus clientes se inscreva em uma daquelas típicas notificações que dizem: “esse produto já acabou, deseja ser informado (a) quando ele chegar?” e, após inscrito, receba um e-mail de agradecimento. Protocolar, não? Essa é uma excelente oportunidade para mostrar a ele outros produtos da sua loja, bem como oferecer descontos quando o seu desejo original finalmente estiver disponível.
Essa estratégia é válida não só para produtos, mas também para os seus conteúdos. Você pode divulgar blogs, redes sociais e materiais ricos como e-books, cartilhas, infográficos e etc. Além de manter o seu cliente interessado na conversa, você ainda dá a ele a sensação de estar ganhando algo sendo leal a você.
Procure sempre linkar os seus e-mails a alguma vantagem que o seu cliente tenha a ganhar, mesmo que seja mínima. Você é quem deve construir o valor dos seus produtos e serviços e se encarregar de que o público entenda o seu posicionamento.
Trabalhe a identidade visual dos seus e-mails
É sempre recomendável que os seus e-mails transacionais pareçam sempre muito profissionais, e uma identidade visual identificada com a sua marca ajuda muito no processo. Além do mais, uma boa estética é parte importante do processo de chamar a atenção do leitor, afinal, e-mails transacionais costumam ser bastante mecânicos e sem muitos atrativos.
É claro que esse alinhamento também é muito útil para outras dimensões do seu negócio. Na internet, uma boa imagem é tudo. Valorize os seus produtos e serviços se utilizando de boas práticas de estética, isso aumenta a autoridade e a credibilidade do seu e-commerce, além de fazer a diferença na geração de valor para quem analisa com intenção de compra.
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Goo Resultados
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