Que tecnologia é uma grande aliada do marketing não é nenhuma novidade, mas muitas pessoas não dão a devida atenção ao papel que muitas ferramentas podem desempenhar nos resultados, principalmente no caso da automação de marketing.
Da otimização da distribuição de trabalho a melhoras no relacionamento com o cliente sem abrir mão da personalização, a automação é uma ferramenta insubstituível para quem quer alcançar seus melhores resultados.
Se você conhece bem sua persona, você já entende que existe uma jornada de compra com diversos momentos e etapas. Não seria incrível planejar, estrategicamente, como será este relacionamento previamente? Além disso, uma vez planejado, o que acha de automatizar para que você nunca perca o timing ideal no relacionamento com o seu cliente sem que isso fique robotizado para ele?
Estas são apenas algumas das maravilhas que a automação de marketing pode fazer pela sua empresa. Com a estratégia correta, você conseguirá executar ações em massa, mas que para seu cliente parecerá extremamente personalizado. E o que isso significa? Maior presença junto ao seu cliente, comunicação de muito mais impacto, e claro, muito mais resultados. Este é o assunto de hoje! Então, vamos lá?
O que é a automação de marketing?
Automação de marketing é justamente uma forma estratégica, inteligente e eficiente, pautada em um planejamento prévio de ações e comportamentos, que ficam programados para serem disparados após um gatilho inicial. Parece complexo? Vamos a um exemplo!
Imagine que você tenha se cadastrado para receber um cupom promocional em um e-commerce. Porém, na correria do dia a dia você acabou deixando a compra para depois, se esqueceu e quando foi se lembrar – a promoção já havia acabado. Frustrante, não? Sem dúvida! Mas não precisa ser.
E se desde o momento inicial a loja tivesse estabelecido uma conversa contínua com você, lembrando do prazo final, verificando se houve alguma dúvida ou problema e até disponibilizando outros canais de atendimento. Seria uma experiência com muito mais chances de ser positiva, não é mesmo? Mas do outro lado da loja seria muito difícil manter um contato individual com cada cliente, tornando impossível sustentar um relacionamento tão próximo com todos os clientes. É aí que a automação entra.
Com um planejamento prévio, toda a comunicação já é criada antecipadamente e fica configurada para ser ativada após a ação inicial – que neste exemplo seria se cadastrar para um cupom promocional. Desta forma, a loja vai conseguir gerar valor para toda a base. E individualmente cada cliente se sentirá muito melhor acolhido – proporcionando desde o início uma relação muito mais próxima!
E aí, gostou da ideia? Pois este é um típico caso de uso de automação de marketing – e que cá entre nós, dá muito, MUITO resultado!
A cada sequência de comunicados – que geralmente são via e-mails, mas podem percorrer diferentes canais, como SMS e até WhatsApp – chamados de réguas de comunicação, fluxos de nutrição ou simplesmente, fluxo.
Agora imagine quantas oportunidades não existem hoje mesmo aí na empresa em que você atua ou administra. Certamente muitas ideias começam a surgir!
Vamos falar um pouco sobre outras oportunidades de uso da automação de marketing.
Outros casos de uso de automação de marketing
Automação de marketing para vendas consultivas: empresas que possuem time de vendas podem ser beneficiar muito com a automação de marketing. Veja algumas oportunidades:
– Qualificação: se o seu time recebe um alto volume de oportunidades, mas com baixa qualificação, com a automação de marketing é possível separar através de critérios diversos quais devem ou não chegar para o seu time comercial. Isso significa mais foco nas oportunidades de maior potencial – o que certamente irá contribuir para o seu time vender mais e melhor.
– Tratamento de motivos de perda: As oportunidades perdidas de um CRM podem representar possibilidades de negócios que não se concretizaram por questões de momento. O vendedor pode não ter conseguido falar com o contato, por exemplo. Com a automação, é possível estabelecer uma comunicação automatizada com o objetivo de resgatar esta oportunidade, realimentando o seu time de vendas.
– Quebra de objeções: O time de vendas normalmente conhece as principais objeções de vendas e elas são refletidas nos motivos de perda. A automação de marketing pode atuar durante a negociação, disparando conteúdos de acordo com o momento que a oportunidade se encontra no funil de vendas, fortalecendo o discurso comercial e contribuindo para o fechamento de mais vendas.
Automação de marketing para e-commerce: É fundamental que a comunicação virtual seja ativa, mantendo uma audiência engajada e sempre conectada. De forma individual e manual, certamente seria impossível fazer algo efetivo e que não passasse de um esforço gigante, mas que atingiria uma parte ínfima da base. Veja como a automação de marketing pode ajudar um e-commerce:
– Primeira compra: a primeira grande barreira a ser transposta é conseguir a primeira venda para um lead. Uma conversa humanizada, intensa, que foque em benefícios, certamente ajudará bastante! Este é o caso do exemplo que demos anteriormente neste artigo.
– Segunda compra: conseguiu fazer a primeira venda para um lead, conquistando um novo cliente? Ótimo! Uma missão termina e outra começa. Agora o foco é fazer um pós-venda eficiente e preparar terreno para a segunda compra. A automação pode conversar com seu novo cliente a cada etapa do pedido (pedido aprovado, pedido enviado e pedido entregue, por exemplo). Mas nada de deixar aqueles e-mails padrão, que não têm nada de pessoal e ficam longe do seu cliente. Falamos mais sobre isso aqui neste vídeo sobre e-mails transacionais para e-commerce, e como estes e-mails podem e devem ser uma ótima forma de construir relacionamento.
– Recuperação de clientes: é possível estabelecer um prazo médio ideal de quanto em quanto tempo um cliente deve voltar a comprar de você. Da mesma forma é possível estabelecer uma linha de tempo que permita interpretar que, se o cliente não comprou novamente neste intervalo de tempo, certamente está comprando em outro lugar e é preciso recuperar este cliente. Tudo isso pode ficar previamente programado e configurado. E quando atingir o critério estabelecido, a mágica da automação começa a funcionar.
Já se convenceu sobre a importância da automação de marketing?
Conforme observamos nos casos de uso acima, a automação de marketing é um aliado indispensável para estratégias de crescimento focada em resultados já que ele multiplica seu poder de ação para patamares inimagináveis – se fosse para ser executado de forma manual.
Não dá para negar a grande utilidade da automação de marketing! É sem dúvida o caminho para escalar resultados, dado o ganho de produtividade enorme!
No marketing, tudo precisa de planejamento detalhado e muita informação, e para a automação, não é diferente! A automação na ponta é uma questão operacional. O resultado real dependerá de um planejamento estratégico muito bem feito, que contemple todas as possibilidades!
Para uma estratégia de automação de marketing efetiva, a melhor opção é contar com um time experiente e altamente especializado. Aqui na Goo Resultados usamos todos os dias automação de marketing para gerar resultados para nossos clientes. Fale agora mesmo com um especialista e saiba como podemos te ajudar a gerar mais resultados!
Goo Resultados
Nos acompanhe no Instagram e no Facebook para saber tudo que há de novo na esfera do marketing digital e se inscreva no nosso canal do YouTube para ter acesso ao nosso conteúdo exclusivo!
Leia mais
Como evitar que a sua conta comercial no WhatsApp seja penalizada