Conheça 5 dicas sobre como fidelizar clientes

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Como fidelizar clientes

Você sabia que uma parte considerável da divulgação de grandes empresas vem dos seus clientes mais leais? Mas esse benefício não é exclusivo das gigantes do mercado. Para saber como fidelizar clientes, é necessário definir bem o que é prioridade para seu negócio.

Você já sabe que é essencial entender muito bem a sua persona, mas você sabe como usar essas informações com eficácia para que o cliente dê total preferência ao seu negócio? É o que vamos explorar ao longo desste artigo!

Confira nossas 5 dicas de como fidelizar clientes.

Como fidelizar clientes: dicas importantes

1 – Defina a persona ideal

O primeiro passo para saber como fidelizar clientes é conhece-los bem. Certifique-se de definir bem qual é o seu consumidor ideal, saber como ele quer ser atendido e adaptar seu atendimento para atender às necessidades dele.

Procure entender as condições ideais da sua persona para cada parte do processo de compra e pós-compra, bem como o que ele espera do seu negócio.

2 – Serviço personalizado

Oferecer um ótimo serviço é um dos princípios básicos de qualquer negócio, mas não é o suficiente para garantir lealdade. Procure fazer sempre o máximo por cada cliente. Donos de e-commerce, por exemplo, devem providenciar entregas rápidas, plataforma para dúvidas eficiente e pós-compras atencioso.

Para saber como fidelizar clientes, é necessário entender que não basta proporcionar uma experiência levemente agradável, é preciso oferecer um atendimento personalizado para sua persona que a faça se sentir especial.

3 – Suporte eficiente

Como fidelizar clientes que não tiveram uma experiência ideal com o seu negócio?

Para que o cliente se sinta inclinado a dar preferência para o seu negócio mesmo quando algo dá errado, um suporte impecável e atencioso é essencial. A relação com seu cliente pode ser definida na falha ao invés do sucesso, portanto, faça de sua prioridade resolver quaisquer problemas quandos estes são levantados por seus clientes.

4 – Ouça seus clientes

O feedback do seu público é uma peça importante para entender como fidelizar clientes. Tome nota das sugestões de melhorias e mudanças sugeridas pelos seus clientes e tente implementar as que aparecem com mais frequência. Procure ser ágil sem ser brusco no incorporamento de novas funções e mudanças.

Proporcione fácil acesso a plataformas que permitem que seus clientes exponham suas opiniões sobre seu negócio. Isso ajuda a facilitar a coleta desses dados. Um bom método para conseguir feedback é fornecer um formulário opcional no final de cada compra.

O social selling pode ser um excelente método de aproximação e conhecimento do seu público! Confira o artigo: Social selling: o que é e como implementar.

5 – Follow-up

Para aprender como fidelizar clientes, é necessário saber que o processo de vendas não acaba quando o negócio é fechado. É essencial continuar dando a mesma atenção ao seus clientes durante o pós-venda.

Envie e-mails, faça ligações ou mande mensagens regularmente para acompanhar o nível de satisfação do cliente e para conseguir feedback. Certifique-se de proporcionar canais que facilitem o processo do cliente entrar em contato com sua equipe.

Conclusão

É bom ressaltar a importância da definição de um consumidor ideal para saber como fidelizar clientes. Caso seu negócio não tenha uma buyer persona, tente remediar isso com urgência, já que nenhum dos demais passos é possível nesse caso.

Reúna o máximo de informações sobre seu público e coloque essas dicas em prática. Um cliente satisfeito costuma recomendar para pessoas próximas naturalmente a experiência que teve negociando com você, um dos maiores benefícios de uma clientela fiel!

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