A expressão gatilhos mentais se refere a certos eventos e influências externas que são capazes de provocar um pensamento ou emoção no cérebro de uma pessoa, podendo afetar qualquer um dos cinco sentidos. Muitas vezes o gatilho é nada mais que uma imagem ou frase, mas carregam um poder de persuasão considerável.
Para usar os gatilhos mentais de forma eficiente, é necessário que a persona seja estudada previamente. Usar as variadas formas de gatilho de forma criativa também é crucial para fazer a estratégia funcionar.
Gatilhos mentais comuns
A reciprocidade é um dos gatilhos mentais mais utilizados na publicidade. Se trata de oferecer mais do que foi pedido pelo cliente. Mandar um brinde junto da primeira compra, por exemplo, aumentará as chances de uma segunda compra acontecer, já que o cliente se sentirá inclinado a retribuir o favor.
O gatilho da prova social, por outro lado, consiste em exibir um produto como o preferido da maioria. Esse gatilho apela para a vontade natural do ser humano de pertencer. Pessoas costumam ser influenciadas pelos seus arredores, e não é diferente no mundo dos negócios.
Os gatilhos mentais podem ser usados para complementar uns aos outros. O gatilho da novidade, por exemplo, apela para a curiosidade natural do ser humano. Ele pode ser ajudado posteriormente pelo gatilho de urgência e escassez, que estimula o sentimento de perigo iminente, nesse caso, o perigo é o de perder uma oferta grandiosa.
Como aplicar os gatilhos mentais
Primeiramente, é necessário definir quais gatilhos mentais funcionarão melhor para o seu tipo de persona. Entender as necessidades e desejos do seu público alvo é o primeiro passo para decidir, por exemplo, a identidade visual da sua marca. Cores e estética são em si formas de apelo, e estas só são definidas após extensa pesquisa do público alvo e do mercado. Para os gatilhos, isso não é diferente.
Saber em qual momento os gatilhos mentais devem ser aplicados é de extrema importância para o funcionamento da estratégia. Por exemplo, o gatilho de reciprocidade é mais eficiente na primeira compra, uma vez que, posteriormente, o cliente se acostumará com os brindes e extras, mas eles ainda desempenham um papel importante na fidelização.
Os gatilhos mentais de urgência e novidade são ideais para conseguir resultados a curto prazo. Utilizar calls to action e psicologia das cores é uma forma eficiente de ampliar os efeitos desses gatilhos. Planejar o momento certo para publicá-los é importante para maximizar sua efetividade.
Por último, o gatilho da prova social pode ser utilizado com frequência caso sua persona seja bem definida. É mais fácil apelar para a vontade de pertencer a um grupo quando ele é claramente definido.
Conclusão
Apesar de eficientes, os gatilhos mentais exigem um entendimento profundo sobre sua persona, além de planejamento e criatividade. Certifique-se de utilizar todos os cinco sentidos ao seu favor, bem como todo tipo de dados disponíveis sobre seu público.
Faça bom uso de planejamento para incluir os gatilhos de forma coerente nas suas ações publicitárias. Além disso, considere sempre os desejos da sua persona e a imagem do seu negócio.
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