O growth hacking é muitas vezes apresentado como uma solução milagrosa para empresas que querem crescer rápido, mas esse não é o caso! Como tudo no mundo dos negócios, é preciso pesquisar e planejar bastante para adotar esse método.
Se baseando em testes, ideias e revisões, o growth hacking é uma ótima forma de conseguir mais insights sobre os seus processos e criar novos caminhos que as suas estratégias podem traçar para que sejam mais diretas e efetivas.
No artigo de hoje, vamos explorar o growth hacking e seus experimentos, e vamos identificar os benefícios dessa metodologia para a sua empresa. Nos acompanhe e descubra novas formas de decolar!
Para que serve o growth hacking?
A resposta simples e direta é: para fazer a empresa crescer, como o próprio nome diz, que numa tradução livre significa hacekar o crescimento. Entretando, o growth hacking não é algo tão simples assim! Ele envolve muitos processos que afetam a empresa como um todo.
Tendo ganhado notoriedade na época mais efervescente das startups, o propósito do growth hacking é encontrar brechas, pontos que podem ser aprimorados, adicionados ou até mesmo removidos para melhorar o desempenho de um empresa, seja das suas estratégias de marketing ou dos seus processos internos. Tudo isso é possível através de experimentos, que vão revelar os métodos mais efetivos através de tentativa e erro.
Esse método se trata de encontrar a forma mais rápida de conseguir resultados, mas isso não significa que será a mais fácil, e quase nunca é!
Como o growth hacking funciona?
Como mencionamos, muitos experimentos e testes estão contidos no processo do growth hacking, e o mais comum é que a grande maioria deles falhem, já que o growth hacking não é um método milagroso de resultados, mas sim um teste de persistência.
Para que esse método funcione, você precisa de muitos experimentos, e como esses testes precisam de tempo para que os dados coletados sejam o suficiente, o ideal é que vários testes estejam no ar simultaneamente.
O growth hacking funciona mais como um mindset, que sempre busca encontrar o caminho mais otimizado para atingir os objetivos da empresa. Vamos utilizar um site como exemplo. Digamos que o tráfego do site seja muito bom, que acessos cheguem com frequência, o layout bem planejado, a estética agradável, mas que o tempo de carregamento é longo e o site não é otimizado para mobile.
Desses dois problemas, você precisa decidir qual deles tomará menos tempo e trará mais benefícios para a sua empresa, que nesse exemplo, costuma ser o tempo de carregamento. Então, corrigir os arquivos do site e alterar alguns aspectos para que o carregamento seja menor vai trazer resultados mais rapidamente.
Percebeu como funciona? O growth hacking não se trata de encontrar a maneira mais fácil de crescer, mas sim a ação que trará resultados mais rapidamente. Esse mindset pode ser aplicado em todas as áreas da sua empresa, não só marketing e vendas, para otimizar a sua operação como um todo.
Quando você encontra essas pequenas modificações, o ideal é coloca-las em prática o mais rápido possível para testar os resultados. Como falamos, uma grande parte dos testes trará resultados negativos, mas isso não é um sinal para que você descarte o growth hacking de vez, mas sim para continuar encontrando formas de otimização.
O que esse mindset traz de novo?
Se você já aplica estratégias de marketing inbound, por exemplo, o mindset do growth hacking pode te ajudar a encontrar novas formas de otimizar o seu conteúdo e de deixar os seus processos mais efetivos.
O e-mail marketing, seu blog, suas redes sociais e as suas landing pages todos se beneficiam desse mindset, e como falamos, o primeiro passo é decidir por onde começar, ou seja, qual melhoria trará os resultados mais rápidos.
Colocando o mindset para funcionar, você vai descobrir que começar as otimizações pela plataforma que gera o maior número de conversões é a melhor opção na maioria dos casos, já que ela provavelmente precisa de menos mudanças para performar ainda mais. Se pudermos simplificar ainda mais, este mindset nada mais é do que levar a melhoria contínua ao máximo, norteando suas ações e decisões.
Uma dica interessante é contar com a ajuda de um time especializado em estratégias digitais para te guiar nesse processo, tanto da descoberta da sua plataforma mais efetiva, quanto das otimizações que devem ser aplicadas.
O growth hacking também traz à tona a melhoria contínua para a cultura da empresa, um valor essencial para quem não quer ver seus resultados se estagnando. Inovações constantes são necessárias para que o seu negócio sempre saia à frente e esteja a par com as mudanças constantes do mercado.
Outro benefício do growth hacking é a aproximação dos seus times, já que esse mindset procura encontrar otimizações em toda a operação. Não é à toa que esse método é um dos favoritos das startups!
Conclusão
Nós vimos como o growth hacking não é uma solução milagrosa, mas sim uma estratégia que só funciona através de bastante acompanhamento e testes, considerando-se que ele pode trazer resultados de forma mais rápida.
Como mencionamos, esse mindset é um dos favoritos das startups, que dependem bastante de um crescimento rápido para se manterem no mercado. Não é nada surpreendente que esse método é utilizado por empreendedores, não é mesmo? Seu propósito é encontrar formas de otimizar a operação da empresa para que ela funcione em desempenho máximo sem exigir muitos recursos.
Porém, sozinho, o growth hacking não consegue levar a sua empresa a lugar nenhum! Para que ele funcione, você precisa de estratégias bem consolidadas e planejadas de acordo com as suas metas, e para isso, você pode contar com a ajuda da equipe da Goo Resultados!
Temos anos de experiência em estratégias digitais, e já trabalhamos com empresas dos mais diversos setores e tamanhos! Entre em contato com a gente e saiba como podemos encontrar o melhor caminho para o seu sucesso!
Goo Resultados
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