Durante a pandemia, muitas formas de comunicação se solidificaram entre as empresas que precisaram se adaptar à situação mundial, e o live marketing acabou se tornando uma das estratégias mais eficientes para conseguir resultados em curto prazo.
Você já deve ter visto uma página de alguma loja abrindo uma transmissão ao vivo no Instagram, por exemplo, com o objetivo de promover e vender produtos, e essa é uma das formas de live marketing mais efetivas! Acompanhe o artigo e saiba mais sobre essa estratégia:
O que é live marketing?
A verdade é que você provavelmente já sabe o que é live marketing, ou uma estratégia extremamente parecida com ele: o marketing promocional. Aquelas ações no supermercado, que tem o objetivo de informar aos clientes de que alguma promoção imperdível está acontecendo, com display especial, música e tudo mais… esses são ótimos exemplos dessa estratégia.
Outro exemplo comum é o de palitos premiados de picolé, que premiam o cliente com um produto a mais simplesmente por consumir. Esse tipo de recompensa por interagir com a marca é um dos pontos principais do live marketing: ação e resultado em curto prazo.
O objetivo da estratégia é causar interações diretas entre marca e consumidor. Além de serem eficientes para vender muito e vender rápido, essas ações também melhoram a percepção de marca do consumidor e ajudam a manter o nome da sua empresa fresco na mente dele.
Esse objetivo é atingido através de eventos especiais realizados pela marca, como o exemplo que demos acima e transmissões ao vivo no caso do digital. As opções para esse meio, inclusive, são ainda mais diversas e exigem menos investimento.
Esses eventos permitem uma demonstração direta dos produtos, e você deve recompensar seu público pela participação. Algumas empresas adotam também o uso da realidade virtual para o público interagir com os produtos, o que pode trazer resultados muito positivos.
Outro ponto importante a ser considerado é o impacto que essas ações têm na fidelização dos seus clientes. Falamos bastante por aqui que é muito importante reter o interesse de alguém que já comprou de você antes de tentar conquistar novos clientes, e o live marketing é uma forma eficiente de conseguir isso.
Como usar essa estratégia no digital?
Já te demos uma ótima dica no começo do artigo: incorpore as transmissões ao vivo nas suas estratégias! As lives no Instagram são ótimas formas de promover engajamento na sua página através do live marketing, sem falar na grande vantagem de te colocar no topo da lista de stories dos seus seguidores sempre que você inicia uma transmissão.
Além de serem canais de comunicação direta entre marca e público, no caso do Instagram, as transmissões ao vivo também têm a vantagem de contar com ferramentas próprias para vendas diretas através das lives. Isso pode te trazer resultados imediatos, e você pode fazer dessas transmissões eventos recorrentes da sua marca para manter o interesse do seu público.
Você também pode combinar o live marketing com o influencer marketing para produzir resultados ainda melhores! Uma parceria com um influenciador que seja relevante na sua área para fazer suas lives pode multiplicar o seu alcance, aumentando suas chances de conseguir novos leads e compradores.
Outro ponto importante a se considerar é a divulgação de conteúdo através de transmissões ao vivo. Complemente seu conteúdo escrito com podcasts e transmissões informativas, além de disponibilizar esse conteúdo posteriormente para quem não pôde acompanhar as lives.
Mídia audiovisual é muito mais fácil de absorver do que conteúdo escrito, e você deve produzi-la sempre que possível para todas as suas plataformas. Isso demonstra sua dedicação em compartilhar conteúdo rico com seu público, além de te ajudar a mover seus leads pelo funil de vendas com mais facilidade. Como falamos anteriormente, é importante oferecer algum brinde pela participação do cliente, e vale a pena preparar um e-book exclusivo para uma de suas lives, por exemplo.
Conclusão
O live marketing é uma estratégia que vai se manter forte mesmo quando o mundo voltar ao normal, então, é importante que você se informe sobre ela para incorpora-la nas ações da sua marca para otimizar seus resultados. Como todas as estratégias de marketing, é preciso muito planejamento para que tudo funcione.
Pesquise a fundo os temas que você vai discutir nas suas transmissões, os horários que têm mais chances de coincidir com a rotina dos seus seguidores e quais brindes e recompensas serão de maior valor para eles.
Além disso, certifique-se de dar atenção aos comentários do seu público durante esses eventos! Eles são fontes de informações valiosas para que ssua próximas ações sejam ainda mais efetivas.
Para isso, temos uma dica importante: procure uma consultoria digital para criar o melhor conteúdo possível para o seu público. Contar com ajuda profissional para oferecer o que seus possíveis clientes esperam da sua marca é uma das formas mais precisas de alcançar o público certo.
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