Já estudada na década de 50, a estratégia de Marketing de Resultados visa utilizar a coleta de dados e números para otimizar todas as outras estratégias, como o Marketing Inbound e o Marketing de Conteúdo.
Apesar de já existir por bastante tempo, o Marketing de Resultados se tornou realmente efetivo com a popularização das estratégias de Markting Digital, e é dessa relação que falaremos hoje! Confira e atualize-se:
Atração
O foco do Marketing de Resultados é atingir determinadas metas através da coleta e análise de dados, foco esse que se alinha com a estratégia conhecida como Marketing Inbound ou de Atração.
O Inbound funciona mais ou menos assim: através de conteúdo produzido sob medida para um público específico, os profissionais de Inbound atraem a atenção dessas pessoas ou leads, fazendo com que elas procurem a marca divulgada por conta própria, com o objetivo de converter esses leads em compradores através do desenvolvimento de conteúdo para manter o interesse.
Essa jornada do lead pelo famoso Funil de Vendas é uma fonte rica de dados importantes, que podem ser usados para otimizar as estratégias de marketing de uma empresa. É durante a descida pelo funil que a segmentação do público ocorre com mais eficiência.
Conversão
Como mencionamos, quando os leads passam pelo funil de vendas, eles são separados entre qualificados e não qualificados. Essa segmentação ajuda a empresa a encontrar o ponto de foco perfeito para suas campanhas, já que esses dados mostram com clareza quem está realmente interessado no que a marca tem a oferecer.
Esse processo dá início à nutrição dos leads, que é feita através de estratégias como o E-mail Marketing e o Marketing de Conteúdo, que têm o objetivo de suprir o lead com as informações necessárias para que ele se sinta seguro ao decidir pela compra do produto ou serviço.
Após o lead se tornar um cliente, é necessário manter o relacionamento com ele através da criação de conteúdos que prendam seu interesse e o façam querer mais. Os dados gerados durante essa etapa são essenciais para o Marketing de Resultados, já que a conversão de um lead em cliente é um dos resultados que podem ser obtidos com o uso dessa estratégia.
Resultados
Após os processos de atração e conversão de leads, os dados coletados durante a jornada são informações valiosas para que suas próximas estratégias sejam ainda mais eficientes. Como falamos anteriormente, o Marketing de Resultados serve para otimizar os ganhos da uma empresa, e analisar cada etapa do processo é a melhor forma de realizar essa tarefa.
Por exemplo: digamos que uma empresa não tem problemas na atração de leads, e que a maioria deles atinge o meio ou até mesmo o fundo do funil, mas o número de conversões não consegue alcançar os resultados esperados. Através da análise de dados, essa empresa será capaz de detectar o que está impedindo a conversão, e saberá no que focar durante suas próximas campanhas.
Essa é apenas uma das formas de se aplicar o Marketing de Resultados! Seja atração, conversão ou vendas, é possível encaixar essa estratégia em conjunto com as suas outras para que seu negócio esteja sempre funcionando na sua capacidade máxima!
Conclusão
Falamos bastante sobre diferentes estratégias de Marketing Digital nesse artigo, e é evidente que elas funcionam em harmonia com o Marketing de Resultados. O ambiente digital facilita muito a coleta de dados, e isso só engrandece a importância da coleta e análise dos mesmos. Com tanta abundância de informação, é crucial fazer bom uso dela para realizar todo o potencial do seu negócio!
Goo Resultados
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