Muita gente ainda fica em dúvida quando o assunto é investir em mídia paga, e essas dúvidas são diversas: vou ter retorno sobre o investimento? Realmente funciona? Não é um desperdício de recurso? Por que é tão importante? Em quanto tempo vou ter retorno? Essas são algumas das questões mais comuns quando o assunto envolve mídia paga.
A verdade é que a mídia paga é uma ferramenta incrivelmente efetiva para o marketing no ambiente digital! As opções são muito variadas, e podem te trazer ótimos resultados quando utilizadas com estratégia!
Se você também tem dúvidas em relação a esse assunto, acompanhe o artigo e entenda um pouco mais sobre essa ferramenta que pode te ajudar a alcançar novos patamares! E ah! Vale lembrar que tráfego pago, gestão de tráfego, mídia e mídia paga significam a mesma coisa. Então, vamos lá?!
Principais canais de mídia paga
Existem diversos canais de mídia, e cada um deles pode ajudar a sua empresa de uma forma diferente.
De forma geral, podemos considerar que os dois principais grandes canais são o Google Ads e o Facebook Ads. Com essas duas plataformas, você poderá alcançar cerca de 90% da audiência online – segundo pesquisas recentes. E é claro que dentro de cada uma destas plataformas existem diversas formas diferentes de anunciar, e iremos falar sobre cada uma delas a seguir.
Tipos de campanhas no Google Ads
Campanhas da Rede de Pesquisa do Google Ads: Um dos principais desejos de quem quer começar a investir em anúncios online é ser encontrado por quem procura o seu produto ou serviço, e é justamente este o papel das campanhas da rede de pesquisa. Se você tiver feito um estudo de persona efetivo, apoiado por uma excelente estratégia de mídia, com alto nível de consciência sobre as diferentes etapas da jornada de compra do seu cliente ideal, a rede de pesquisa poderá lhe trazer resultados mais rápidos.
Através de uma lista de palavras-chave, apoiada por vários outros critérios de segmentação, é possível atrair um púbico altamente qualificado. Estes anúncios são aqueles em texto, exibidos principalmente quando alguém faz uma busca por algum termo no Google. Por este motivo são, na maioria das vezes, utilizadas para fundo de funil – trazendo um público mais quente, pronto para uma compra ou disposto a falar com o seu comercial.
Campanhas de Display: As campanhas em display fazem uso de recursos gráficos e podem ser exibidos em milhões de sites, aplicativo e outro canais do Google , como o YouTube. A rede de display é amplamente utilizada para campanhas de remarketing – que têm por objetivo mostrar anúncios para quem acessou o seu site, por exemplo. Com plena consciência do seu público ideal, sabendo combinar as dezenas de segmentações possíveis, a rede de display pode ampliar o seu resultado imediato, ampliar sua audiência e até mesmo atrair um público de algum concorrente corretamente mapeado. Dada a alta capacidade de entrega, ter uma estratégia clara fará a diferença entre ter ou não resultados com a rede de display.
Campanhas em Vídeo: As campanhas em vídeo, como o próprio nome diz, têm por objetivo promover um anúncio em vídeo da sua empresa. Você pode impactar milhões de canais no YouTube – mas se na rede de display já existe uma necessidade maior de segmentar corretamente para não perder tempo e dinheiro, este jogo em anúncio em vídeo vai ainda mais para o próximo nível. Os anúncios em vídeo podem atuar em todas as etapas do funil, trazendo resultados incríveis.
Campanhas de Shopping: São as campanhas que aparecem com foto e preço, no formato de listas de produtos. Ideais para e-commerces e com alta capacidade de retorno, é a forma de colocar literalmente seus produtos na frente do cliente ideal. Vale redobrar a atenção para o cadastro de produtos da sua loja virtual! Afinal, é de lá que o Google irá puxar as informações. Portanto, títulos mal redigidos, preços incompatíveis e fotos pouco comerciais são itens proibidos para quem deseja ter uma boa performance nas campanhas de Google Shopping.
Campanhas locais: Se engana quem acha que investir em tráfego só serve para quem quer conquistar clientes em outras cidade ou estados. Quem tem um negócio local – que vende somente na cidade ou no bairro – também tem muito a se beneficiar, desde que tenha uma boa estratégia para isso.
Campanhas para aplicativos: Se você possui um aplicativo, esta pode ser a campanha ideal! Com ela, você pode promover anúncios com objetivo de download do app nas mais diversas plataformas. Pode também promover o seu app com o objetivo de vendas no app, por exemplo.
Campanhas inteligentes: De longe, a menos recomendada. Esta é uma modalidade simplificada de campanhas do Google Ads. Com elas, você perderá inúmeros recursos poderosos. Mas se não tiver o conhecimento necessário, dificilmente conseguirá resultados efetivos nas demais campanhas.
Como pode ver, existem várias possibilidades para se investir no Google Ads. Uma estratégia realmente efetiva poderá alinhar quais os tipos ideais para a sua empresa, com a intensidade e o objetivos corretos.
Tipos de campanhas no Facebook Ads
Assim como o Google, o Facebook também também tem uma inifinidade de possibilidades. Porém, a organização geral é um pouco diferente.
O Facebook divide as campanhas inicialmente por categorias, sendo Reconhecimento, Consideração e Conversão. Em cada uma delas, você terá objetivos específicos de acordo com os resultados que deseja alcançar.
De forma geral, você poderá veicular anúncio em imagens ou vídeos, no Facebook, Instagram e Audiencie Netowrk.
Vamos falar um pouco mais sobre as metas e objetivos:
Reconhecimento: Contém objetivos que buscam gerar interesse no produto ou serviço que a sua empresa disponibiliza. São anúncios mais voltados à criação de audiência, que podem fazer com que as pessoas se lembrem da sua empresa na próxima vez que a virem. Dentro desta categoria você poderá cria uma campanha com o objetivo de reconhecimento de marca: que irá justamente buscar ampliar o reconhecimento de usa empresa, marca ou serviço. Ou poderá escolher o objetivo de alcance: que irá focar em exibir seus anúncios para o maior número de pessoas dentro da segmentação escolhida.
Consideração: Contém objetivos que buscam fazer com que as pessoas se envolvam ainda mais com a sua empresa, conhecendo melhor os produtos e serviços oferecidos, ou mesmo a história da sua empresa. Você pode direcionar as pessoas para o seu site, por exemplo. Mas são várias as possibilidades. Selecionando o objetivo de tráfego, você irá direcionar a pessoas para onde você definir, como um site ou até mesmo o WhatsApp. Ao optar por engajamento, você estará buscando pessoas mais propensas a interagir com o seu conteúdo, através de curtidas, comentário ou compartilhamentos. Se o foco for promover um aplicativo, então o objetivo Instalações de aplicativo é o ideal, pois irá direcionar as pessoas à loja para baixar o app. Você poderá, também, escolher o objetivo de visualizações de vídeo, fazendo com que seu vídeo seja visto de forma ampla dentro da segmentação escolhida. Pode ser ainda que você queira gerar cadastro, e o objetivo geração de cadastros irá priorizar justamente isso. Agora, se estiver buscando um contato mais direto, o objetivo de mensagens tende a ser o ideal, direcionado para que as pessoas lhe enviem mensagens por WhatsApp, Messenger ou Instagram Direct.
Conversões: Este é o fundo do funil – quando você busca uma converão de fato, que pode ser uma venda ou qualquer outra ação específica, como uma solicitação de orçamento. Os objetivos disponíveis aqui podem ser de conversão, que visa uma ação específica, como uma venda, por exemplo. Pode também ser de venda do catálogo, e se você possui um e-commerce, esta tende a ser uma excelente campanha, pois vai usar as informações do seu site para promover seus produtos. E pode, ainda, ser de tráfego para o estabelecimento – e se você quer levar pessoas para uma loja física, esta é uma campanha que não pode faltar.
Veja que, se houve uma estratégia efetiva, você alcançou novas audiências com campanhas de reconhecimento. Se fez presente e gerou valor e interesse com campanhas de consideração e gerou um público mais qualificado para, de fato, obter resultados em sua campanha de conversões.
Como executar as ações de forma coordenada
Traçar a estratégia correta é algo extremamente desafiador. Combinar mais de um canal, então, é sem dúvida um jogo de mais alto nível.
Você precisa ter clareza total com relação ao seu público ideal e à jornada de compra.
Máxima consciência do seu mercado, concorrentes diretos e indiretos, dores e desejos da sua persona e principais motivos de venda ou não-venda.
Feito isso, poderá definir os canais ideais, tipos de campanhas e criativos de anúncios que poderão gerar o melhor retorno.
E o resultado?
Uma coisa precisa ficar clara – mídia paga é o motor de crescimento de qualquer empresa que deseja realmente ter uma estratégia digital efetiva. Este resultado depende de um planejamento efetivo, feito por profissionais experientes e capacitados. Demanda tempo – uma vez que as campanhas são publicadas, vários ajustes serão necessários. E você precisa estar disposto até mesmo a encarar o fato de que talvez seu produto ou serviço precise de mudanças.
Muitas vezes a principal mudança é o “empacotamento da oferta”. Mas o que é isso? Basicamente, é a forma como você vende um produto ou serviço. Muitas vezes é possível mudar completamente a percepção com relação ao produto ou serviço mudando somente a forma de vende-lo. O crescimento contínuo de investimentos em mídia paga tem proporcionado retornos de mais de 10 ou até 20 vezes o investimento em mídia aqui na Goo Resultados. E quanto mais tempo demorar para começar, mais tempo irá levar para começar a ter os resultados na sua empresa.
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