O mercado atual exige cada vez mais fluidez, o que obriga que os líderes tenham um caminho claro a seguir e mesmo assim sejam capazes de adotar mudanças rápidas e assumirem riscos. Mark Zuckerberg disse certa vez: “Em um mundo que está mudando muito rapidamente, a única estratégia que está garantida a falhar é: não correr riscos”.
E eles estava certo! É claro que o risco citado é o risco calculado, planejado. Aquele que envolve a gestão estratégica da empresa e o direcionamento dos negócios.
Porém, o que muito se vê são os riscos indesejados e que prejudicam os resultados das empresas. Estes riscos decorrem frequentemente da falta de planejamento.
E planejamento é um dos pontos mais básicos e fundamentais. Não que seja fácil!No entanto, desenvolver e executar a estratégia certa, se concentrando nas pessoas antes do processo e dos conjuntos de ferramentas, resultará provavelmente em um sucesso muito maior no final da jornada – tanto para a organização quanto para os colaboradores.
O planejamento nada mais é do que uma espécie de bússola para a empresa. Ele não tem o papel de prever o futuro, mas sim a função de definir o caminho a ser seguido, relacionando as estratégias envolvidas e os resultados esperados. E aqui queremos falar mais precisamente sobre o planejamento de marketing.
Na realidade da maioria das pequenas e médias empresas, muitos empresários ficam estáticos diante da ideia de traçar um planejamento de marketing anual por considerarem que será algo muito complexo, trabalhoso e que irá consumir muito tempo. Isso é potencializado se a gestão for muito centralizadora, dificultando ou mesmo impedindo a colaboração de mais pessoas neste desenvolvimento.
A consequência disso é que a empresa é engolida pela rotina e as ações efetivas de marketing e vendas se resumem a atender urgências e imediatismos. Normalmente os resultados são insatisfatórios ou pior – sequer são mensurados.
Se a sua empresa está hoje em uma situação parecida com o que descrevemos acima, neste momento em que o primeiro trimestre de 2018 já chegou ao fim, possivelmente não há nenhum planejamento de marketing para os trimestres seguintes.
Sendo este o cenário, o importante é partir já para um planejamento emergencial. Não tendo nada ainda, o ideal é que se inicie primeiramente por algo bem básico. E uma das formas mais comuns e básicas para iniciar a formatação de um plano de marketing é através da análise de datas comemorativas, temáticas e até mesmo feriados.
Há mercados em que algumas datas devem obrigatoriamente receber uma atenção especial e com bastante antecedência. Imaginando um caso extremo (mas não impossível) o que acontecerá se, por exemplo, uma loja de brinquedos começar a pensar no dia das crianças somente no dia 08 de Outubro? Problemas diversos e um resultado de vendas péssimo é o que provavelmente irá ocorrer. Isso por que poderiam descobrir que muitos itens não estão competitivos pois deveriam ter sido negociados antecipadamente e em maior quantidade com os fornecedores. Ou ainda, poderá descobrir que brinquedos em alta no mercado não estão disponíveis em seu estoque. Dependendo da ação de marketing pretendida, poderão perceber que é tarde demais para ensaiar qualquer campanha. E o pior: a concorrência certamente já estará fazendo um grande barulho há dias e já terão a atenção da maior parte do mercado.
Neste rápido exercício de imaginação podemos perceber como uma ação simples – pensar antecipadamente em uma data relevante para o seu mercado – pode representar uma verdadeira tragédia em vendas se não executada adequadamente.
É claro que no exemplo estamos falando de uma data absurdamente óbvia para o mercado em questão. Mas a realidade nos tem mostrado que muitas e muitas empresas têm se voltado para datas igualmente óbvias e importantes – como Dia das Mães e Natal – muito tardiamente. Isso reduz drasticamente as possibilidades pois impacta no planejamento financeiro, no tempo de criação de propaganda e marketing, além de muitas vezes não existir tempo hábil sequer para que fornecedores possam entregar, por exemplo, materiais promocionais (como impressos, materiais de PDV, etc).
Se falarmos em e-commerce então esta antecipação às datas relevantes deve ser ainda maior. Afinal, não se trata apenas de vender antecipadamente, mas também de vender a tempo de o produto chegar antes da data especial em questão. Dependendo do esforço de mídia, poderá ser necessário preparar um contingente extra em áreas vitais que costumam virar gargalos – como no atendimento ou na expedição.
Por se tratar de algo básico mas que se negligenciado pode comprometer ou mesmo inviabilizar qualquer ação de marketing e vendas, nós preparamos um calendário completo com os próximos trimestres de 2018 para que você não perca mais oportunidades e aproveite ao máximo.
Neste material nós relacionamos diversas datas. É importante que você avalie bem quais realmente podem ser relevantes para o seu mercado e que de fato tenham potencial para movimentar as vendas. Se você vende online (e se não vende, está esperando o quê? Hehe) nós adicionamos alguns destaques para datas com grande relevância para lojas virtuais.
E então? Vamos lá! Basta clicar no banner abaixo. Após se cadastrar e baixar o material, reúna-se com sua equipe e avalie o que é relevante para a sua empresa. Após definir as datas que serão trabalhadas, pense nas ações que poderia fazer e defina uma data limite para que tudo esteja decidido e aprovado.
Goo Resultados
A Goo Resultados é especialista em marketing digital. Durante os nossos longos anos de experiência, ajudamos dezenas de empresas a alcançarem novos patamares com a ajuda da nossa consultoria, execução e expertise em estratégias digitais.
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Uma resposta
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