Uma pessoa acessou seu site, escolheu seus produtos, chegou até o checkout e abandonou o carrinho cheio. Se você acha que isso é apenas uma venda perdida, está muito enganado: é uma oportunidade de conversão através do remarketing!
Como o próprio nome já sugere, o remarketing te ajuda a fortalecer a relação da sua marca com clientes ou leads que já chegaram a interagir com ela. Essa estratégia é extremamente eficiente na fidelização de clientes, te ajudando a economizar nos custos de aquisição, além de manter sua marca fresca na memória de quem já considerou comprar de você.
Você ainda não sabe, mas o remarketing pode realizar verdadeiras transformações em seu negócio. Acompanhe o artigo e entenda mais sobre essa estratégia capaz de alavancar os seus resultados:
Entendendo o remarketing
O remarketing é uma estratégia que visa reengajar com leads e demais potenciais consumidores que já tiveram alguma experiência com a sua marca, seja acessando o seu blog, visitando sua loja virtual ou até mesmo comprando de você.
Essa estratégia é comumento utilizada a partir de ferramentas que marcam o navegador do usuário para garantir com que anúncios segmentados cheguem até ele após um acesso à sua plataforma. Ou seja: o seu potencial cliente sempre manterá o seu site em mente após demonstrar interesse pelos seus produtos e serviços.
É o que acontece também com o retargeting! Quando você pesquisa ‘’tênis de corrida’’ no Google e clica em um dos sites sugeridos para aceitar os cookies, você receberá anúncios dele e de sites parecidos de acordo com essa pesquisa.
O remarketing é melhor utilizado como uma forma de aproximar a sua marca e o cliente e agilizar o processo de compra, mas também é uma boa maneira de manter o interesse dos seus potenciais compradores no seu site e no seu conteúdo.
É importante mencionar que quando o assunto é remarketing, quanto mais personalizado for o conteúdo, melhores serão seus resultados. O objetivo é demonstrar para seus clientes que a sua empresa está empenhada em ser a solução para o caso de cada um deles.
É justamente por isso que o e-mail marketing é tão efetivo para esse tipo de estratégia: o e-mail permite um grande nível de personalização. Ao incluir o nome do destinatário no textual e começar com uma saudação amigável, por exemplo, o sentimento de proximidade fica muito mais fácil de ser atingido.
Mantendo o contato
Imagine que você entrou em um loja para dar uma olhada nos produtos, mas os vendedores não demonstraram nenhum interesse em fazer de você um cliente. Você não pensaria muito bem desse estabelecimento e, eventualmente, até se esqueceria de que foi até lá, não é? A aplicação do remarketing pode te ajudar a evitar essa situação:
Essa estratégia também serve para melhorar a percepção de marca dos seus visitantes. Depois de tornar o visitante um lead, você pode criar um processo de automação de e-mails que contenham sugestões de produtos que podem ser do interesse desse possível cliente, incluindo também descontos e promoções para que ele se sinta mais inclinado a visitar seu site novamente.
Como falamos interiormente, o remarketing é um canal que te ajuda a manter o nome da sua marca na memória dos seus leads e visitantes, e uma das melhores formas de melhorar a percepção de marca é com conteúdo e ofertas personalizadas.
Outra aplicação muito efetiva do remarketing é logo após um lead se inscrever no seu newsletter ou fazer o download de um dos seus materiais ricos. É importante não demorar para realizar essas ações, e a melhor solução para isso é a implementação de automação para os seus processos de comunicação com o cliente.
Você também pode fazer uso dessas estratégias para promover seu conteúdo a quem já acessou o seu blog ou já fez o download de um de seus e-books, mas que não retornou às suas páginas para consumir mais conteúdo, reengajando com um lead que pode estar cheio de potencial para se tornar um cliente.
Remarketing e fidelização
Outro ponto de atenção para donos de e-commerce é o custo de aquisição de cliente, ou seja, o quanto você vai precisar gastar para que determinado lead finalize uma compra. Ao invés de focar toda a sua atenção e os seus recursos na aquisição de novos leads e clientes, planeje também estratégias de fidelizaçãopara manter os que você já conquistou.
Um exemplo bem comum e efetivo de remarketing é a oferta de descontos para clientes que recomendam seu e-commerce para amigos, o que pode ser um comportamento voluntário no futuro. Clientes que se sentem satisfeitos e vistos por uma marca têm mais chances de se tornarem um promotor dela, o que é uma conquista enorme para qualquer negócio.
O remarketing também pode ser usado para fortalecer a relação da sua marca com clientes excepcionais, que costumam comprar bastante de você. A melhor forma de fazer isso é produzindo e-mails específicos para essa categoria de clientes, bem como oferecendo descontos especiais, sugestões personalizadas e programas de fidelidade.
Diminua suas oportunidades perdidas
O remarketing também pode ser uma forma de reconquistar clientes. Digamos que uma pessoa comprou de você algumas vezes, mas depois disso, passou meses sem voltar ao seu site. Não desista desse cliente:
Vemos isso com bastante frequência em serviços de streaming por assinatura. É uma prática muito comum dessas empresas enviar um e-mail contendo sugestões de filmes e séries novas que podem ser do interesse de antigos assinantes e um convite para renovar a assinatura com desconto, e os resultados são bem positivos.
Você pode adotar uma estratégia parecida, entrando em contato sempre que um dos produtos que era do interesse desse cliente entra em promoção, por exemplo, oferecendo ainda um cupom ou desconto baseado no valor da compra.
Caso a compra não tenha sido finalizada, mas o lead chegou a colocar produtos no carrinho, você pode contata-lo para oferecer descontos nesses produtos. Para saber como lidar com essa situação, confira o nosso artigo: Carrinho abandonado: como enfrentar esse problema.
Toda interação entre você e seu público pode e deve ser vista como uma oportunidade de atingir resultados melhores, mesmo quando as situações não são ideais. Quando um cliente demonstra insatisfação com algum produto, seja por avaliações no seu site ou entrando diretamente em contato com o seu time, não deixe de expressar sua gratidão pelo feedback, bem como oferecer uma compensação quando esse for o caso.
Isso pode fazer a diferença entre a perda de reputação do seu negócio e a aquisição de um novo cliente que ficou impressionado com a atenciosidade do seu atendimento.
Conclusão
Vimos como o remarketing é uma ferramenta muito útil e efetiva para manter a relação entre você e o seu público em dia, mas como tudo na área do marketing, planejamento é essencial para que a estratégia possa realmente fazer a diferença.
Não se deve deixar nada fora de consideração ao montar qualquer estratégia que tenha o crescimento da sua empresa como meta, portanto, para que o seu remarketing dê certo, é necessário muita coleta e análise de informações sobre o seu público e sobre o funcionamento do seu e-commerce.
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