SEO: Como ser encontrado pelo seu público

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SEO

Uma ferramenta indispensável do Marketing Digital e das estratégias de Marketing Inbound, a técnica chamada de SEO é a melhor forma de garantir que o público encontre a marca através de conteúdos otimizados.

Com o objetivo de aumentar ao máximo possível o ranqueamento nas ferramentas de pesquisa e, por consequência, a visibilidade de sua marca, o SEO só funciona com coleta e processamento de dados. Saiba mais sobre os métodos dessas estratégias e mantenha-se atualizado!

Como funciona o SEO?

A primeira coisa que vem a mente de muitas pessoas quando o assunto é SEO é a definição e o uso de palavras-chave. Além de ser um dos usos mais comuns da estratégia, certas palavras-chave servem para segmentar cada parte do público de uma marca, e isso é feito através de um método chamado de funil de vendas.

Outro termo familiar que está associado com o SEO, o funil de vendas tem o objetivo de oferecer o conteúdo certo no momento certo. Por exemplo, se o seu lead em potencial ainda não conhece bem seu produto, ele está posicionado no topo do funil, e isso significa que o o conteúdo voltado para esse lead deve ser mais educativo e informativo, para gerar interesse.

Esse processo demonstra o quão importante os dados são para estratégias com foco na visibilidade de marca. Quando falamos em SEO, que é uma sigla em inglês para otimização para ferramentas de pesquisa, falamos em mudanças sutis no seu conteúdo ou no seu site para que ele seja mais amigável ao algoritmo do Google, por exemplo. Essas mudanças acabam garantindo que o conteúdo certo chegue para a pessoa certa e no momento certo!

Como implementar o SEO?

Se você ainda não possui um blog ou perfis em redes sociais para o seu negócio, tente remediar isso com urgência! Quanto mais conteúdo de marca você produz, mais oportunidades de se aproveitar das estratégias de SEO surgem.

Antes de começar, para ter certeza que você sabe qual conteúdo deve chegar a qual setor do seu público, invista na coleta e análise de dados. Quanto mais você souber sobre sua persona, mais certeiras as otimizações serão. Tudo, desde idade à hora de acesso do seu público alvo, pode ser usado a seu favor para ajudar seu público a encontrar sua marca.

Utilizando os dados coletados, fica muito mais fácil definir as palavras-chave ideais de cada conteúdo produzido para a sua marca, por exemplo. O posicionamento estratégico dessas palavras podem conseguir prioridade para o seu conteúdo quando alguém realiza uma pesquisa. Lembre-se de não exagerar! Isso é um erro comum em SEO chamado de keyword stuffing, ou excesso de palavras-chave, e pode ter o efeito oposto.

Além das palavras-chave, busque incluir links internos, seja de outros textos ou páginas de interesse no seu site, e externos nos seus conteúdos para permitir que os leitores se aprofundem no assunto se assim desejarem.

Outro foco do SEO é a otimização de sites para que eles também sejam ranqueados no topo quando as pesquisas são feitas. Se alguém pesquisar ‘’construção civil’’, por exemplo, um bom SEO garante que o seu site não caia nas profundezas da segunda página de resultados do Google, que vê menos de 1% dos cliques totais.

Conclusão

Dada a efetividade do Marketing Digital, é indispensável aliar as estratégias de SEO para garantir que seu conteúdo seja encontrado pelo seu público. A otimização das suas páginas e conteúdos também trazem resultados no setor financeiro, já que a implementação de SEO dispensa a contratação de mídia por ser uma estratégia orgânica com resultados consistentes!

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